Gestão financeira

Dicas de gestão financeira

Gestão Financeira

Veja o que a sua empresa ganha fazendo gestão financeira

É muito comum ver pequenas empresas que descuidam da gestão financeira, não usam controles para gerar informação dos valores que têm a receber ou pagar.

Muitos gestores de empresas de pequeno porte colocam a administração financeira em segundo lugar, priorizando as operações diárias de produzir e vender, pois entendem que estas são urgentes e sem elas a empresa não sobrevive.

É muito comum encontrar empresários que não dispõem de controles que identificam com precisão o fluxo de caixa. Sem esse controle fica dificultoso e impreciso apurar se os recebimentos previstos estão acontecendo, ou se o saldo em caixa confere com a equação “saldo inicial + entradas – saídas = saldo atual”.

Assim, muitas empresas entram em dificuldade financeira com pouco tempo de existência. A boa organização financeira é decisiva para o crescimento das empresas. Veremos algumas orientações que ajudarão a você cuidar das finanças e manter o controle do seu negócio.

Fazer um planejamento financeiro

Em toda e qualquer empresa duradoura há planejamento financeiro com objetivos, projeções de contas a pagar e a receber bem com estratégias bem definidas para a realização do planejado. Caso contrário, poderá deixar de realizar todo o seu potencial, perdendo receitas ou mesmo gastando desnecessariamente.

Manter controles separados das contas pessoais

É muito comum os proprietários acharem que por ser dono do negócio, podem utilizar dos recursos da empresa sem fazer separação do seu patrimônio pessoal. As duas coisas são bem distintas. Até que um negócio comece apresentar lucro pode levar algum tempo, e se o empreendedor misturar as duas contas, a lucratividade, possivelmente nunca será percebida.

Registrar todas as entradas e saídas

A melhor forma de manter o fluxo de dinheiro sob controle é registrar todas as entradas e saídas de recursos financeiros através do gerenciador financeiro. Isso permite que o gestor tenha uma informação sobre a situação financeira do negócio, além de facilitar a apuração dos ganhos e avaliação se as projeções financeiras da empresa estão se realizando.

Recomendamos tornar a atividade mais automatizada, com informações seguras e com melhor visibilidade de todas as movimentações financeiras, recomendamos o uso um software de gerenciamento que atenda estes requisitos.

Dar atenção ao capital de giro

Toda empresa precisa ter capital de giro suficiente para que o negócio possa fluir com tranquilidade. É preciso saber administrar os recursos financeiros, além de entender que o capital de giro existe para honrar os compromissos de curto prazo, a fim de manter a empresa saudável e garantir uma boa imagem do negócio perante o mercado, os clientes e fornecedores.

Cuidar das pequenas despesas

Ter sempre nos controles as despesas pequenas e rotineiras, como água, luz, material de escritório, internet, produtos de limpeza e manutenção. Para que um negócio tenha sustentabilidade, é importante ter o controle geral sobre todos os gastos, inclusive os mínimos.

Usar um software de gerenciamento

Ainda existem empresas em que a gestão financeira é feita de forma manual em planilhas. Existem novas tecnologias que estão facilitando as atividades de gerenciamento apresentando as informações de modo visual, tornando as decisões muito mais rápidas e eficazes. Os softwares gerenciais devem atender as necessidades de cada negócio.

Através de um software de gerenciamento, o empreendedor economiza tempo no cumprimento das obrigações, podendo acompanhar as contas a pagar e receber, emitir os documentos fiscais, gerar as declarações exigidas pelo SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), saber o lucro que a empresa está tendo, identificar quais produtos têm melhor saída, controlar estoques, acompanhar o saldo do caixa… Ou melhor, com todas as informações mais necessárias no dia a dia sendo apresentadas na tela sem a necessidade de emissão de relatórios.

Contabilidade & Consultoria

Hamilton Souza : (38) 9 9924-9956 

Charles JS

Replicar informações relevantes e compartilhar conhecimento,estar aberto a novas informações e antenado no dia a dia são minhas características principais. Sou apaixonado por tecnologias e sistemas,amante da arte gráfica e adepto da criatividade livre.

Website: http://www.conexaosd.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *