A terceira idade na era digital

Tecnologias,Inovações,Geração Y, tudo isso passa por todos nos diariamente,note que todos os  dias a noticias de novas tecnologias,descobertas tecnológicas,aplicativos novos e variadas inovações cada uma com sua importância e funcionalidades,mas e os nossos idosos ?

A terceira Idade na Era Digital

 A tecnologia possibilita mais rapidamente a inclusão social do indivíduo e a integração do mesmo na busca do conhecimento e de novas práticas ligadas a comunicação.

A expectativa de vida dos idosos está em constante crescimento, de acordo com a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Censo Demográfico de 2010 houve um crescimento populacional da faixa etária a partir dos 65 anos de idade ou mais. Em 1991 essa população era de 4,8%, já em 2000 ocupou o patamar de 5,9% e por fim, em 2010 chegou a 7,4%. Esse aumento da terceira idade reflete na extrema importância da inclusão digital dos mesmos, facilitando a comunicação e a interação com outras pessoas na no meio digital.

Empresas como a Microsoft desde 2008 estão investindo em tecnologias especificas voltadas a necessidade desse grupo de pessoas, ampliando o interesse e capacitando os idosos para os novos meios de comunicação através de modelos desenvolvidos propriamente para respeitar as limitações desta idade. Tornando o mercado bastante lucrativo.

É bastante notável as vantagens e benéficos trazidos com a inclusão digital. Ao começar a utilizar os meios de comunicação, os idosos se sentem mais ativos, participativos e independentes aumentando sua autoestima e exercitando o seu cérebro.
A inclusão desses idosos também ajuda na visão do futuro que eles tem, crendo em um futuro melhor e os tornando mais incluídos nos assuntos familiares, cotidianos e de sua própria saúde, quando por exemplo, utilizam os meios de busca e comunicação, como o Google e Whatsapp.

É de extrema importância que a comunidade incentive a terceira idade a se conectar com o mundo, a participar de assuntos da sociedade e ficar por dentro do que acontece diariamente em sua cidade. A inclusão de pessoas com maior idade facilita a vida de todos, deixando claro que o idoso tem sim que estar no meio participativo da sociedade

Charles JS

Avatar

Replicar informações relevantes e compartilhar conhecimento,estar aberto a novas informações e antenado no dia a dia são minhas características principais. Sou apaixonado por tecnologias e sistemas,amante da arte gráfica e adepto da criatividade livre.

Website: http://www.conexaosd.com